terça-feira, 11 de junho de 2013

Vírus atrai vítimas com falsa notícia da morte de Silvio Santos

Uma falsa notícia que anuncia a morte do apresentador e empresário Sílvio Santos voltou a circular na Internet nos últimos dias. A informação na verdade é um vírus disseminado por meio do email e redes sociais. O golpe, que já circula desde 2008, ressurgiu e está atuando no Facebook.

A informação está sendo veiculada com a frase “Acho que já estava na hora, mesmo assim e muito triste (link do vírus) #lutosilviosantos”. Os internautas curiosos que clicam no endereço da notícia - disfarçada para parecer vinda de veículos de credibilidade - acabam levados a uma pagina falsa do Facebook.

Nesse endereço, o usuário é orientado a digitar seus dados para ter acesso a vídeo que, a princípio, seria de suposta reportagem sobre a morte de Sílvio Santos. Ao clicar no ícone para assistir às imagens, no entanto, o computador da vítima é imediatamente infectado por variantes dos códigos maliciosos do PWS-Banker.dldr e de PWS-Banker.gen.i.

Após ser infectado, o perfil da vítima no Facebook ainda compartilha automaticamente o mesmo golpe entre outros usuários da rede social. Dessa forma, outras vítimas, ao verem seus próprios amigos divulgando o link, acabam caindo na armadilha.

O objetivo do vírus é coletar informações confidenciais diversas dos usuários, desde dados bancários e dados de login, até de acesso às redes sociais.

Como proceder

A recomendação principal de especialistas em segurança na Internet é que, sempre que se deparar com a informação de que uma pessoa famosa morreu, nunca clique no link exposto.

Para garantir a segurança de suas informações, especialistas recomendam que o internauta visite primeiro páginas de buscas e confirme se a informação é ou não verídica.

ENTENDA A NOTÍCIA

Golpes envolvendo a morte de celebridades se tornaram comuns na Internet, especialmente nas redes sociais. Além de Sílvio Santos, os atores Reynaldo Gianecchini e Roberto Bolaños também já serviram de isca para golpes.
Redação com O Povo On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.