por @RonaldoNobrega
Cáceres/MT - Acadêmicos do curso de Medicina, da
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), ofertado no campus de Cáceres,
encaminharam à equipe da redação do site Justiça em Foco, resposta da
Coordenação do Curso de bacharelado em medicina da UNEMAT. Os alunos reclamam da
falta de estrutura do curso de medicina da UNEM
AT.
O que chamou atenção dos futuros médicos foi a formatação do texto
elaborado pela coordenação do curso ao responder alunos. Na linguagem popular:
quem não estiver satisfeito, se retire da UNEMAT.
Leia abaixo trecho do documento da UNEMAT.
"(...) QUEM CONCEBER O CONTRÁRIO DE TUDO O QUE AQUI POR
ÚLTIMO FOI EXPLANADO ACERCA DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM
ADOTADAS PELO CURSO DE MEDICINA DA UNEMAT ESTÁ INSERIDO EM UM LOCAL ERRADO E
DEVE SIM PROCURAR UMA INSTITUIÇÃO DE PRÁTICAS CONSERVADORAS, PARA NÃO DIZER,
RETRÓGRADAS(...)".
A Pró-Reitoria da Graduação da UNEMAT esclarece em nota a redação do site
Justiça em Foco, que: “Em nenhum momento o documento feito como resposta aos
acadêmicos os convida a se retirarem da Unemat, ao contrário, não lhes tira a
razão das reivindicações em muitos aspectos, no entanto, pontua que
especificamente onde por várias vezes reivindicam aulas expositivas ministradas
pelo professor, a resposta do corpo docente foi clara em afirmar que não vai
adotar metodologia tradicional de ensino aprendizagem em que o aluno é um
sujeito passivo; e neste sentido, o acadêmico que espera mudar ou desvirtuar a
metodologia de ensino adotada pelo Curso de Medicina da Unemat deve buscar
instituições que ainda adotam metodologia tradicional e conservadora, pois é
sabido que alguns acadêmicos realmente não se adaptam a essa metodologia ao
redor do mundo, não sendo algo restrito a Unemat”, reafirmou a UNEMAT
|
No entanto, a resposta do educador da UNEMAT, aos alunos do curso de
medicina, parece seguir a linha do secretário de Saúde da Cidade de Cuiabá -
Kamil Fares (PDT), que na semana passada, no Profissão Repórter da TV Globo,
respondeu com sinceridade quando disse, “Tem gente que morre, sem necessidade de
morrer” (problema da falta de UTIs), no caso da UNEMAT falta estrutura para
existência de Curso de Medicina.
Para aluna “y”, "A coordenação do Curso não compreende exatamente o que
buscamos. É tão simples, só queremos que seja seguindo o método de ensino, ou
seja, a Metodologia PBL (Problem Based Learning), com estrutura, é o que
esperamos da UNEMAT, já com relação à reivindicação sobre aulas expositivas,
gostaríamos de esclarecer que não pedimos em nenhum momento a metodologia
tradicional de ensino, mas sim uma introdução aos assuntos que são abordados em
cada sessão do laboratório morfofuncional (anatomia, histologia, radiologia).
Portanto, não somos contra a metodologia de ensino ativa”, disse a
aluna.
Em resposta ao site Justiça em Foco, a UNEMAT disse que nos dias 03 e 04
de junho a Coordenação do Curso de Medicina, docentes e discentes se reuniram
com apoio de uma consultoria da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Para
UNEMAT, o encontro foi considerado muito produtivo, tendo sido feito dinâmicas
de grupo, onde juntos pontuaram as fortalezas do curso, pontos de fragilidade do
mesmo, sugestões e por fim
os devidos encaminhamentos, com o compromisso de se
reunirem uma vez ao mês.
Segundo aluna “y”, o encontro realmente ocorreu, porém se negou a
discutir a estrutura, a exemplo: “o laboratório de histologia falta laminário –
Os laboratórios de microbiologia, imunologia e parasitologia são inexistentes
até o momento, visto que, nos módulos do 2° semestre, os conteúdos são relativos
a essas matérias”, reclama aluna.
Por telefone, ela desabafou – “O profissional de patologia: há
necessidade desse profissional a partir do 2° semestre do curso, o que até então
não ocorreu. É imprescindível que o profissional a
companhe o laboratório
morfofuncional”.
Indagada sobre a existência de salas de aula, ela disse, “Não possuímos
nenhum bloco, nenhuma sala pertencentes à faculdade de medicina. O curso de
medicina ocupa salas do curso de geografia e educação física. Vale lembrar que,
por essa inexistência de blocos, a terceira turma que entrará 2013/2, não terá
salas para serem ministradas as aulas” lamentou aluna
“Y”.
Já com relação à disciplina de habilidades de Informática, a aluna não
poupou palavras para apontar erros da UNEMAT, e disse que a até o presente
momento, o projeto pedagógico apenas cita a existência da matéria, mas não
descreve os seus conteúdos. Houve resposta da coordenação, a qual alegou que a
mesma recebeu da UNICID um projeto a parte a respeito das habilidades de
informática. Porém, esse projeto não nos foi passado e tampouco incorporado ao
projeto pedagógico atual do curso de medicina. Por esse motivo, a matéria atual,
não tem embasamento para continuar sendo
ministrada.
A coordenadoria de comunicação da UNEMAT confirmou a vinda do professor
José Lúcio Martins Machado, consultor da Universidade Cidade de São
Paulo – UNICID, para maiores orientações e direcionamentos, no próximo dia 07 de
junho, em Cáceres/MT.
Nota da Redação 01:
Contactada
pelo site, através do e-mail: (coordecom@unemat.br) - a coordenação de
comunicação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), se manifestou por
e-mail e por telefone. Para não sofrer nenhum tipo de retaliação, identificamos
- Aluna de Medicina, como aluna “Y”. Por telefone, o site ouviu outros alunos,
que estão passando pelo mesmo problema na UNEMAT, ou seja, a falta de estrutura
para existência de Curso de Medicina.
Nota da Redação
02: O professor José Lúcio Martins Machado, consultor da Universidade
Cidade de São Paulo – UNICID - não compareceu a UNEMAT.
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