Bom sábado a todos e todas! Venho aqui manifestar minha opinião em razão a toda problemática de segurança que estamos passando. E convidar a todos para debater alguns pontos que acredito ser fundamental, e necessário para o desenvolvimento de Sousa e buscar de forma preventiva e educativa a melhoria e a sensação de segurança em nossa cidade SORRISO.Trata-se da criação do Conselho Municipal de Segurança Pública Comunitária em Sousa( CMSPC).
Na minha visão é preciso intensificar ás ações de segurança na cidade Sorriso e a criação do CMSPC corrobora para diminuir substancialmente a cultura da violência que assola nossa cidade. É preciso ir além de medidas preventivas e trabalhar a longo prazo com as educativas e de geração de valores.
É sabido da competência estadual o trato da Segurança Pública, o Município pode e deve agir como representação dos seus habitantes com ações preventivas e de orientação aos órgãos competentes. Para isto é necessário unir esforços da sociedade, organismos e entidades não governamentais buscando ouvi-los, debater propostas concretas de integração.
Um dos objetivos do Conselho será de buscar e fornecer as autoridades encarregadas da segurança Pública elementos capazes de amenizar os índices de criminalidade que atingiram níveis insuportáveis, no âmbito do Município de Sousa.
Consideramos ainda ser fundamental a mobilização da sociedade por parte do Poder Executivo para a implantação do Conselho de Segurança, para que este também cumpra seu papel, pois entendo que a participação maciça de todos os segmentos da sociedade será vital para o Conselho.
Manifesto pela criação do Conselho Municipal De Segurança Pública Comunitária
O Conselho Municipal De Segurança Pública Comunitária, órgão normativo de deliberação coletiva com representação partidária do poder Público e da sociedade civil, terá por objetivo definir, acompanhar, fiscalizar e avaliar políticas, as ações, os projetos e as propostas que tenham por fim assegurar melhores condições de segurança à população, no âmbito do Município.
Principais objetivos:
- Planejar a ação comunitária de segurança e avaliar seus resultados;
- Integrar a população e as polícias, no combate as causas de criminalidade e violência no Município;
- Desenvolver campanhas educativas, visando orientar à população sobre condições e formas de segurança;
Pela proposta, o CMSPC terá a participação de 14 membros com mandato de dois anos, sem direito a remuneração com a seguinte composição:
I. Um Presidente, que deverá ser indicado pelas entidades que compõem o Conselho;
II. Um representante da Associação dos Comerciantes de Sousa:
III. Um representante da CDL – Sousa;
IV. Um representante da Central de Associações Comunitárias de Sousa;
V. Um representante da Guarda Municipal de Sousa;
VI. Um representante da Policia Civil do Estado da Paraíba;
VII. Um representante da Policia Militar do Estado da Paraíba;
VIII. Um representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social;
IX. Um representante da Vara de Infância e Juventude do Juizado de Menores;
X. Um representante do Conselho Tutelar de Sousa;
XI. Um representante do Ministério Público Estadual;
XII. Um representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Sousa PB;
XIII. Um representante do Poder Legislativo Municipal;
XIV. Um representante dos Sindicatos com representatividade em Sousa e Associação de Bairros;
XV. Um Vice-Presidente, que deverá ser indicado pelas entidades que compõem o Conselho;
A aprovação dessa proposta será mais uma demonstração da nova postura da sociedade de Sousa, procurando sempre oferecer soluções para os problemas que atingem a população sousense. E contem comigo e estamos juntos para luta.
Zenildo Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.