quarta-feira, 13 de junho de 2018

*Concurso de quadrilhas juninas será aberto nesta quarta-feira no Ponto de Cem Réis*


Durante três dias o Ponto de Cem Réis se transforma em um arraial para receber o XXII Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa, que será aberto nesta quarta-feira (13), às 19h. O festival, que deve receber mais de três mil pessoas por dia, é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com a Liga das Quadrilhas Juninas. O evento é gratuito e integra o ‘São João do Jeito da Gente’, que homenageia Marinês.


Luciano Cartaxo autoriza ampliação da iluminação LED em João Pessoa*

*EFICIÊNCIA*

*Luciano Cartaxo autoriza ampliação da iluminação LED em João Pessoa*

Mais eficiência e economia. Essas são as vantagens da nova iluminação com tecnologia LED que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) implanta na Capital paraibana, garantindo a modernização do parque de iluminação pública da cidade. O programa, já iniciado no Novo Timbó, chega agora a outras áreas da cidade, com a instalação de novas luminárias ao longo de toda Av. Epitácio Pessoa e também na Orla, considerada a mais bela do Nordeste.

A previsão é de que outras áreas da cidade sejam atendidas nos próximos meses, em um investimento de R$ 13,4 milhões. A prioridade será para os grandes corredores viários, além das regiões com os maiores indicadores de violência. O programa, executado pela Secretaria de Infraestrutura do Município (Seinfra), prevê a substituição das lâmpadas de Vapor Metálico e Vapor de Sódio por luminárias LED, garantindo mais iluminação, segurança para a população e economia para o município.

Na avaliação do secretário de Infraestrutura, Cássio Andrade, o programa de eficiência energética vai modernizar o parque de iluminação e melhorar o serviço prestado à população. “Embora com uma potência menor em watts, o que garante maior economia de energia, temos uma maior eficiência na iluminação com a implantação da tecnologia LED”, destacou. O serviço, executado pela Diretoria de Iluminação Pública da Seinfra (Dilup), foi iniciado na Orla da capital paraibana, no trecho que vai da divisa com a Praia de Tambaú até o final da Praia de Cabo Branco.

terça-feira, 12 de junho de 2018

Primeira-dama Maísa Cartaxo recepciona embaixador de Angola e projeta parcerias na área da cultura

Primeira-dama Maísa Cartaxo recepciona embaixador de Angola e projeta parcerias na área da cultura

Por Max Oliveira - em  124
Ampliar os laços históricos e culturais para o desenvolvimento de parcerias futuras nas áreas da cultura. Esse foi um dos motivos da vinda do embaixador de Angola, Nelson Manuel Cosme, à Capital paraibana. Nesta terça-feira (12), a autoridade visitou projetos e espaços mantidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e foi recepcionado pela primeira-dama e coordenadora do programa João Pessoa Artesã, Maísa Cartaxo, no Celeiro Espaço Criativo, localizado no bairro do Altiplano.
Maísa Cartaxo  destacou a importância do intercâmbio entre os dois países. “Existe uma relação forte entre Brasil e Angola, e a gente tenta ampliar com intercâmbio cultural. O Celeiro Espaço Criativo é uma experiência exitosa, que acolhe o artesanato e a arte popular, difundindo a nossa cultura e gerando renda. João Pessoa vive um grande momento no artesanato com o reconhecimento da Unesco como Cidade Criativa, e a gente espera que isso se reflita em mais projetos. O embaixador de Angola se mostrou muito entusiasmado com tudo o que viu”, disse a primeira-dama.
Além do Celeiro Espaço Criativo, o embaixador de Angola, Nelson Manuel Cosme, conheceu o projeto Villa Sanhauá, no Centro Histórico da Capital, e Sereias da Penha, na praia da Penha. Ele classificou os projetos como “iniciativas fundamentais”, que devem ser seguidas por outros países. O embaixador destacou ser possível, num segundo momento, que aconteçam entendimentos para parcerias na área da cultura.
“O Celeiro é uma vitrine que abriga muito bem a produção artesanal dos artistas locais. Do ponto de vista empresarial, é interessante pensar sobre o aspecto de que temos muitos angolanos residindo aqui em João Pessoa, como tem muitos brasileiros do Nordeste vivendo em Angola. Portanto, é possível que possamos desenvolver parcerias que possam ampliar essa relação histórica, e isso vai ser amadurecido”, disse.

João Pessoa é a primeira Capital do País a ter aval do Tesouro Nacional e crédito junto ao BID que prevê um aporte de U$ 100 (R$ 370 milhões), empregados no planejamento da capital paraibana

João Pessoa é a primeira Capital do País a ter aval do Tesouro Nacional e crédito junto ao BID que prevê um aporte de U$ 100 (R$ 370 milhões), empregados no planejamento da capital paraibana


Como resultado do planejamento e do equilíbrio fiscal, a Prefeitura de João Pessoa acaba de receber aval da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para celebrar a operação de crédito com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que prevê um aporte de U$ 100 (R$ 370 milhões), empregados no planejamento da capital paraibana para os próximos 30 anos. O programa “João Pessoa Sustentável”, com obras de infraestrutura e de modernização de serviços públicos, é o primeiro aprovado pela rede de municípios do BID no país.
O anúncio da aprovação foi feito pelo prefeito Luciano Cartaxo, nesta terça-feira (12), durante evento da Unesco em Cracóvia, na Polônia. “Essa é uma das etapas mais importantes para o convênio com o BID, o primeiro deste porte já realizado com organismos internacionais em João Pessoa. Estamos inovando na gestão e ampliando o reconhecimento da nossa cidade dentro e fora do país, que vem se consolidando como um exemplo de novas práticas e ações para outras cidades do mundo”, disse Cartaxo, que apresenta dois painéis no Fórum Mundial de Cidades Criativas.
O gestor, que iniciou o processo de entendimento com o BID ainda durante o período de transição, em 2012, destacou que o programa prepara João Pessoa para alcançar a marca de 1 milhão de habitantes. “Estamos tratando do planejamento a longo prazo, que vai além da nossa gestão. Mesmo durante a crise, João Pessoa soube prezar pelo equilíbrio fiscal, garantindo a sua contrapartida e se consolidando como a primeira cidade da rede a ter a autorização da Secretaria do Tesouro Nacional”, mencionou.
Nesta última fase, o programa passa por última avaliação no Senado Federal para que a operação de crédito, já aprovada pelo BID, seja concluída. “O projeto foi apresentado à bancada dos senadores da Paraíba e chegamos a nos reunir com representantes da STN junto com o senador Cássio Cunha Lima. Esperamos que esse trâmite seja firmado o quanto antes, para que os projetos que já se encontram em fase final de elaboração sejam iniciados o quanto antes”, comentou o prefeito.
*Ações* – O programa firmado com o BID em João Pessoa prevê um conjunto de 60 medidas para o desenvolvimento sustentável da cidade. Entre elas estão a construção de novas moradias no Complexo da Beira Rio, a implantação do Centro de Controle da Cidade, que une tecnologia com a integração de serviços municipais, além da urbanização e da construção de um parque no entorno do Lixão do Róger. Também integram a Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis do BID (ICES), as cidades de Vitória (ES), Florianópolis (SC), Palmas (TO), Goiânia (GO), Três Lagoas (MS).

NOTA À IMPRENSA*

*NOTA  À IMPRENSA*


Após um período de muito diálogo no âmbito partidário e político, mas também escutando amigos e a população de Campina Grande e da Paraíba, com o apoio do prefeito Romero Rodrigues, aceitei o convite dos partidos aliados ao projeto da pré-candidatura das oposições da Paraíba e me coloquei à disposição, como pré-candidata a vice-governadora, para compor a chapa com Lucélio Cartaxo, pré-candidato a governador.


Esta decisão não é particular, familiar, de um grupo político específico ou ligada a qualquer projeto pessoal.


É, sim, consequência de uma trajetória que vem sendo construída há bastante tempo, de muito trabalho e dedicação à melhoria da vida das pessoas de toda a Paraíba, principalmente na área da Saúde, onde atuo há 18 anos como médica do SUS.


Nos últimos cinco anos e meio, de forma voluntária, participei do desenvolvimento e implantação de projetos que, mesmo diante de muitas dificuldades, refletem positivamente na performance da administração pública em Campina Grande.


Estou honrada pela escolha, como estaria qualquer pessoa identificada com as causas que hoje mais interessam ao povo da Paraíba.


Na condição de pré-candidata, participarei ativamente da construção do programa de governo e irei contribuir com propostas para fazer o nosso estado avançar em setores que hoje claramente não atendem às necessidades de quem mais precisa.


Acredito em um futuro onde a Paraíba esteja mais unida e todas as cidades do estado possam contar com um governo mais próximo e mais presente na vida de todos os paraibanos.


Creio na força do diálogo e na Política feita para todos.


Vejo em Lucélio a oportunidade para que possamos avançar nesse sentido.


Quero uma Paraíba maior, melhor, mais justa e feliz.


Vamos trabalhar por isso.



MICHELINE RODRIGUES

_Pré-candidata a vice-governadora da Paraíba_

Ricardo Coutinho, Eva Gouveia e às voltas que o mundo dá


Ricardo Coutinho, Eva Gouveia e às voltas que o mundo dá

A política é uma atividade ingrata e, em alguns momentos, chega a ser engraçada.

Uma das cenas mais impressionantes que alguém poderia imaginar seria o governador Ricardo Coutinho, do alto do seu pedestal e do aquartelamento na Granja Santana, a essa altura do campeonato, depois de ter dito cobras e lagartos de Rômulo Gouveia, se deslocar até a residência  do Gordinho, em Campina Grande, para tentar convencer a Eva Gouveia apoiar a candidatura de João Azevedo e, de quebra, ser a vice na chapa majoritária.

Tudo isso aconteceu na última quinta-feira, no edifício ANTARES, em Campina Grande.

De nada parece ter adiantado os apelos e a provocação em busca de vaidade exacerbada na personalidade de Eva.

Mostrando que algumas pessoas podem até ter preço, mas que ainda é uma mulher que tem valores, a viúva de Rômulo Gouveia não somente disse um fervoroso NÃO a Ricardo Coutinho, como foi além e deixou claro que o seu partido já teria candidatura definida de apoio e composição, anunciando também que se despede de disputas eleitorais, para priorizar aquilo que o Gordinho mais amava, a família!

Opinião - Jornalista MILTON FIGUEIREDO.

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Berg Lima; do sonho ao pesadelo

Por Heron Cid

Por trás das cortinas da promessa de novas posturas revela-se a realidade de práticas velhas
“Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura/ Na mudança de postura a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro”.
Os versos são de Gabriel O Pensador, na canção “Até quando?”. Esse era um trecho recorrentemente invocado pelo então candidato Berg Lima (Podemos) pelas ruas, reuniões e entrevistas para conquistar corações e mentes de seus conterrâneos.
Jovem, Berg dizia idealizar uma Bayeux diferente, superando a velha política e se livrando de práticas atrasadas. De tanto fazer essa pregação, a cidade lhe concedeu uma oportunidade rara. Histórica.
O rapaz, de fala mansa, fez uma campanha modesta, sem recursos e ganhou Bayeux pelo discurso. A cidade apostou suas esperanças e o bom moço realizou seu projeto de virar prefeito de sua terra.
Ontem, ao ser tomada de súbito pela notícia da melancólica prisão do seu recém empossado gestor, os 33.437 eleitores relutaram, demoraram a acreditar.
Só acordaram para a decepcionante realidade quando assistiram, anestesiados, a cena em que aquele político idealista da campanha era flagrado, agora no mandato, assistindo pacientemente, com sua serenidade peculiar, a contagem do dinheiro de propina. Uma extorsão.
Um choque para 96 mil habitantes de uma cidade que achava finalmente estar sendo governada por alguém disposto a curar a doença da corrupção. Gente que pensava estar mais seguro por ter entregue a chave do seu cofre a quem prometia moldar um novo futuro.
Despertada do sonho, Bayeux vive o seu pior pesadelo. Atônita, a cidade repete a pergunta de Gabriel o Pensador, a fonte de inspiração das promessas de Berg: “Até quando”?